Empreendedorismo 17 de Ago 2024
Transformação Digital: Como Superar Resistências e Impulsionar a Cultura Digital na Empresa
Nos últimos anos, testemunhamos muitos avanços tecnológicos e a emergência de um novo mercado, em que gerações com vivências distintas convergem. Como enfrentar o desafio de implementar a comunicação corporativa nesta nova era digital? Nunca antes na história, uma comunicação assertiva e estratégica foi tão crucial para as organizações, sendo fundamental para sua sobrevivência e sustentabilidade. Isso considera a conectividade e promove uma nova mentalidade de colaboração, produtividade e pertencimento, influenciando como pessoas, profissionais, líderes e marcas se relacionam com seu público interno, e seus stakeholders em geral.
COMUNICAÇÃO ALÉM DA INFORMAÇÃO
Em um ambiente corporativo cada vez mais complexo e interconectado, a eficácia na comunicação não está limitada apenas ao compartilhamento de informações, ela se estende à construção e nutrição de relacionamentos estratégicos com seus stakeholders.
A comunicação clara e consistente beneficia a cultura organizacional, principalmente quando as lideranças precisam desenvolver novas habilidades e empoderar seus colaboradores, de forma a fortalecer a organização, desenvolvendo equipes ágeis e de alta performance. De fato, o maior desafio atualmente não é informar, ou apenas criar processos eficientes, mas principalmente, gerenciar a comunicação em mundo que está evoluindo em alta velocidade.
COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO ATUAL
Em seu livro "Administração de Marketing", KOTLER (2018) afirma que a globalização demanda novas competências organizacionais. As empresas podem utilizar as tecnologias para aperfeiçoar seus processos de comunicação internas e externas, melhorando assim, a sua eficiência empresarial.
Uma das escritoras que mais me inspiram a olhar para o futuro, é Martha Gabriel. Em seu livro "Liderando o Futuro", ela afirma que o modo como trabalhamos provavelmente mudará nos próximos 20 anos, do que se transformou nos últimos 500. Essas mudanças serão provocadas pelos avanços da tecnologia.
Para que a comunicação empresarial seja modernizada, atualizada de maneira eficaz, as empresas precisam investir em infraestrutura digital para proporcionar a esta experiência, além de potencializar a capacidade da organização para atender seus stakeholders, e treinar seus colaboradores com novas expertises, e as chamadas competências do futuro.
CULTURA ANTI-DIGITAL: OBJEÇÕES E OBSTÁCULOS
Mais do que o investimento em uma nova infraestrutura tecnológica, é necessário investir principalmente em uma robusta e estratégica abordagem de comunicação para quebrar obstáculos de cultura que se opõem à transformação digital.
A seguir, cito algumas estratégias de comunicação interna, que podem ser utilizadas para quebrar objeções e criar alinhamento, colaboração para superar estes desafios:
Comunicação Transparente e Clara: o profissional de comunicação poderá realizar regulares, enviando posteriormente atualizações via e-mail ou através de plataformas de comunicação interna com atualizações sobre o progresso da transformação;
- Engajamento e Participação dos Colaboradores: workshops, grupos focais, sessões de feedback para ouvir e compreender a partir de suas perspectivas, e se preciso realizar ajustes à estratégia;
- Treinamentos Contínuos: a empresa pode disponibilizar cursos online, webinars para utilização das ferramentas tecnológicas;
- Criar Embaixadores da Transformação: designar lideranças colaborativas que ajudem a empresa a guiar e apoiar seus colegas durante o processo de transformação;
- Histórias de Sucesso e/ou Estudos de Caso: compartilhar histórias de sucesso de diferentes departamentos, em boletins informativos internos;
- Comunicação Bidirecional: caixas de sugestões, fóruns de discussão, plataformas de feedbacks anônimas onde os colaboradores podem colaborar com suas opiniões;
- Lideranças Comprometidas: implementar uma comunicação da alta liderança para o envio da mensagem com abordagem da visão, objetivos que dependem da transformação digital;
- Comunicação Personalizada: criação de mensagens e materiais personalizados para cada setor e em seus diferentes níveis, visando abordar suas necessidades e desafios específicos;
- Acompanhamento e Avaliação: pesquisas de satisfação interna e reuniões de acompanhamento para avaliar a aceitação da transformação digital, e elevar o nível de conscientização sobre seu próprio progresso.
Por fim, a comunicação empresarial em uma nova abordagem modernizada, é indispensável, eu diria até, obrigatória para a sustentabilidade e sucesso de uma empresa. No momento atual, em que o tradicionalismo e as práticas de comunicação obsoletas são insuficientes para atender às demandas dinâmicas do mercado, a inovação e adaptação da comunicação à novas tecnologias, se tornam fatores cruciais para a sobrevivência e a competitividade das empresas.
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