Marketing Digital 14 de Jun 2024
Google Ads: receita recorde e o futuro da publicidade online
Em 2023, a receita do Google Ads alcançou impressionantes 237,86 bilhões de dólares americanos, refletindo o sucesso contínuo da plataforma em conectar anunciantes com consumidores em sua vasta rede. No primeiro trimestre de 2024, o Google Ads já gerou 61,66 bilhões de dólares, indicando um forte início de ano.
O principal motor de receita do Google Ads continua sendo a publicidade de pesquisa, especialmente quando se trata de alcançar clientes potenciais que buscam produtos e serviços online. Não é surpresa que a publicidade de pesquisa represente uma parcela tão significativa da receita total, considerando que bilhões de buscas são processadas diariamente.
Apesar de um crescimento de 6% em relação a 2022, este é o crescimento anual mais lento em mais de dez anos. No entanto, o Google continua a dominar o mercado de publicidade online e móvel em todo o mundo, com uma participação significativa no tráfego global de busca em desktops e dispositivos móveis.
Ao longo do ano de 2024, várias tendências estão moldando o cenário da publicidade online:
- A indústria está se adaptando a um futuro sem cookies, com o Google adiando a depreciação completa até 2024.
- O direcionamento contextual está ganhando força como uma alternativa promissora ao direcionamento baseado em cookies.
- Novos formatos de anúncios estão surgindo, oferecendo novas maneiras para as marcas se engajarem com o público.
- O aumento da IA, personalização, realidades aumentadas (incluindo o metaverso) e conteúdo de vídeo curto continua a influenciar as estratégias de publicidade.
No Brasil, em 2023, as agências de publicidade relataram gastos superiores a 1,17 bilhão de dólares em displays digitais e outros formatos online. As mídias sociais e vídeos online seguiram, com cerca de 385 milhões e 130 milhões de dólares, respectivamente. Além disso, durante uma pesquisa realizada em 2023 entre usuários da internet no Brasil, três quartos (ou 75%) dos entrevistados disseram que a publicidade digital era sempre ou quase sempre útil para encontrar novos produtos, pesquisar uma compra potencial ou ajudá-los durante o processo de compra.
O Google Ads espera alcançar 81 bilhões de dólares em receita até 2024, com mais de 84% dos anunciantes usando ou planejando usar em suas estratégias de marketing. Incluir uma narração nos anúncios pode aumentar o recall do anúncio em 25% e reduzir o custo por usuário elevado em 50% em comparação com anúncios padrão.
Enquanto o Google celebra suas conquistas em 2023 e além, a indústria aguarda com expectativa para ver como o gigante da tecnologia irá inovar e crescer. Uma coisa permanece clara: o Google Ads continuará sendo fundamental nas estratégias de marketing digital para empresas em todo o mundo.