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Marketing Digital 14 de Out 2024

Principais Tendências de Marketing Digital para 2025

Renata Genari

Escrito por Renata Genari

Principais Tendências de Marketing Digital para 2025

À medida que o mundo do marketing evolui rapidamente, é essencial que as marcas se mantenham atualizadas sobre as principais tendências. Para 2025, algumas inovações e abordagens se destacam e prometem transformar a maneira como as empresas se conectam com seus públicos. 

Ainda existe uma certa resistência e negacionismo sobre a nova realidade da sociedade online e os impactos dos avanços das novas tecnologias. Essa mentalidade acaba prejudicando algumas empresas, já que além da evolução das máquinas, o comportamento das pessoas está em constante mudança também. Cada dia que passa, mais a sociedade se adequa e fica aderente às novidades de cada setor. E é visando essas mudanças e a velocidade com que elas estão ocorrendo que precisamos estar antenados às tendências, para planejamentos ágeis e assertivos nas ações de comunicação e marketing.

Vamos explorar as principais tendências que você deve considerar para manter sua estratégia de marketing relevante e eficaz.

1. Inteligência Artificial (IA) no Marketing

A inteligência artificial continua a revolucionar o marketing. Em 2025, espera-se que as empresas utilizem IA não apenas para automatizar tarefas, mas também para personalizar experiências do cliente de maneira estratégica, visando proporcionar a melhor experiência. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados, a IA pode prever comportamentos de compra, segmentar públicos e até mesmo criar conteúdos adaptados às preferências dos consumidores.

O Marketing Aumentado, bem como, o Marketing Ágil propõe que a partir dos dados e informações geradas pela análise rápida e assertiva da Inteligência Artificial, seja possível aprimorar as ações estratégicas de marketing, bem como as mudanças adaptáveis nas ações e equipe profissional, visando otimizar tarefas repetitivas, personalizar a comunicação e oferecer experiências mais interativas e imersivas aos clientes e usuários com agilidade. 

2. UGC: O Poder do Conteúdo Gerado pelo Usuário

O User-Generated Content (UGC) se torna cada vez mais relevante. Em um mundo onde os consumidores buscam autenticidade, as marcas que incentivam e utilizam conteúdo criado por usuários têm mais chances de engajar seu público. Isso não apenas aumenta a confiança, mas também promove um senso de comunidade ao redor da marca. Para acompanhar essa tendência e implementar essa reação e ação dos clientes mencionando a marca, é preciso definir estratégias de engajamento para esta finalidade. Defina um plano de ação que promova e incentive seus clientes a criarem conteúdos de maneira espontânea e natural mencionando a marca.

3. Automação de Marketing

A automação de marketing não é uma novidade, mas sua ascensão contínua. Em 2025, as empresas que utilizam automação para personalizar comunicações, segmentar audiências e otimizar campanhas serão aquelas que se destacarão. Para tanto, a automação de marketing bem como o CRM estratégico, colaboram para que as empresas realizem campanhas e atendimento muito mais personalizado. Essa tendência é importantíssima para a sustentabilidade das empresas em seus mercados, pelos próximos anos. Empresas que sabem como aproveitar a tecnologia para melhorar a experiência de seus clientes, com certeza terão mais chances, estarão a frente de seus concorrentes, pois possuem informação a partir de dados, relevância pela personalização, e agilidade no atendimento em precisar depender 100% da agilidade humana. A automação está mudando o jogo!

 

4. Ascensão do Marketing de Influência

marketing de influência está em ascensão e, em 2025, as marcas estarão mais focadas em colaborações autênticas com influenciadores. Com a crescente desconfiança em relação à publicidade tradicional, a parceria com influenciadores que têm uma conexão genuína com seu público pode aumentar a credibilidade da sua marca. 

De acordo com “The Influencer Marketing Benchmark Report 2024”, do Influencer Marketing Hub, o mercado de influência deve movimentar US$ 24 bilhões em todo o mundo em 2024. Isso representaria um crescimento de 13,7% em relação ao valor de 2023.

As marcas podem fazer parcerias do tipo publiposts, presença e/ou colaboração em eventos on e offline, tornando um digital influencer embaixador da marca entre outros.

A fase de mapeamento e análise dos influenciadores é a mais importante, para definir a parceria perfeita para os objetivos da organização e marketing.

5. SEO e UX: Qualidade em Primeiro Lugar

O SEO está em constante evolução, e em 2025, a experiência do usuário (UX) será indispensável para o ranking nos motores de busca. O Google prioriza sites que oferecem navegação intuitiva, tempos de carregamento rápidos e conteúdo relevante.

Auditorias regulares de SEO e UX para identificar problemas que possam estar prejudicando a experiência do usuário. 

Utilize ferramentas como Google Analytics e Search Console para monitorar o desempenho do seu site e ajustar conforme necessário. 

Segundo dados do Statcounter, 93% de todas as pesquisas no ambiente digital, no Brasil, são feitas no Google.

Dois outros pontos de atenção são a pesquisa por voz que, desde 2021, pesquisas como a da State of Search Brasil 2  apontam que 30% dos usuários desktop pesquisam na internet usando texto ou voz, e 2% utilizam apenas voz. Essa tendência deve ser considerada nas estratégias SEO, já que os assistentes virtuais ativados por reconhecimento de voz estão ganhando cada vez mais aderência nas casas, uma consequência da chamada Internet das Coisas (IoT), pode tornar a pesquisa por voz cada vez mais popular e aderente, principalmente para as novas gerações.

O segundo ponto de atenção é a indexação de conteúdos social media. Recentemente, o Instagram começou a facilitar a indexação de conteúdos no Google dentre outros mecanismos de busca. A tendência é que essa indexação evolua, com isso, o SEO obtém ainda maior importância neste novo cenário das tendências em pesquisas.

 

6. Rebranding e Conexão Humana

A necessidade de rebranding se torna evidente à medida que as marcas buscam um maior relacionamento e conexão humana com seus consumidores na era digital. O ano de 2025, pode ser de muitas  mudanças para marcas que desejam se posicionar com objetivo de adaptação e rejuvenescimento para sua sustentabilidade e posição competitiva frente às novidades do mercado, promovendo a empatia e a autenticidade em suas comunicações.

 

7. Big Data e Marketing Baseado em Dados

O uso de Big Data para informar estratégias de marketing é uma tendência crescente. No livro "Marketing 6.0" de Philip Kotler, o autor discute como a tecnologia pode ser utilizada para atender às necessidades dos clientes. O marketing deve incorporar temas de sustentabilidade e novas tecnologias para engajamento do cliente.

Durante apresentação no ABRAS’24 food retail future, que aconteceu em setembro deste ano de 2024,  Kotler falou por videoconferência com a plateia de executivos supermercadistas que lotou o auditório do evento – e provocou o setor a mudar.

“A Inteligência Artificial trará grandes mudanças na maneira como o marketing aborda os clientes e no tipo de experiência oferecida aos consumidores”, analisa Kotler. “A tecnologia nos permite trabalhar a comunicação com base em dados e na venda de produtos a partir de abordagens personalizadas”, explica.

 

Manter-se à frente das tendências de marketing é essencial para garantir que sua marca continue relevante e competitiva em um mercado em constante mudança. Ao adotar a inteligência artificial, incentivar o UGC, utilizar a automação, apostar no marketing de influência, priorizar SEO e UX, e se reposicionar para uma conexão mais profunda com seus clientes e audiência, você estará preparando sua empresa para o futuro.

Se você deseja desenvolver uma estratégia de marketing eficaz, entre em contato com a Affix Comunicação Integrada. Estamos prontos para ajudar você a alcançar seus objetivos!

 

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